“O Monstro das Cores” voltou com nova aventura: o primeiro dia na escola

 

Obra chega quando crianças começam a voltar às aulas presenciais e lidam com a ansiedade desse momento

Depois de se tornar referência em educação emocional, encantar crianças de 27 países e entrar para a lista dos 10 livros mais vendidos na categoria pré-escolar, “O Monstro das Cores”, da arte-terapeuta catalã Anna Llenas, ganha uma continuação: O Monstro das Cores vai à Escola. A obra foi publicada no Brasil pela Editora Aletria – que também publicou o primeiro livro em português – e será oficialmente lançada no dia 1º de maio, às 16h, nos canais do YouTube e Facebook da editora.

Se no primeiro livro o monstrinho confunde todas as emoções e ensina as crianças a identificarem e nomearem seus sentimentos, nessa continuação ele terá que enfrentar o temido primeiro dia de aula! O carismático personagem fica imaginando se “a tal escola” é um lugar de armadilhas e perigos, mas logo percebe que é um espaço cheio de descobertas incríveis, de amizade e muitas aventuras.

A escritora e ilustradora, Anna Llenas, conta que o monstrinho surgiu antes mesmo de o livro existir. Ele era personagem de uma “cortina de banheiro” que ela havia criado em casa. Quando surgiu a ideia de que ele devia mudar de cor conforme seu humor, o monstro ganhou vida e virou livro. 

Ela afirma que o sucesso do personagem vem da autenticidade da obra, pois foi um projeto que nasceu de algo pessoal. “Suponho que o sucesso do monstro das cores também venha da combinação da parte gráfica, de sua forma e de sua mensagem”, diz.

Anna Llenas explica que usa muito o “toque manual” em suas ilustrações com desenhos simples e primários. “Quando eu ilustro histórias eu tenho um estilo mais elaborado, uso colagem com materiais reciclados. É uma técnica com mais volume, não tão plana. Mas sempre mantendo a simplicidade das formas”, afirma.

A editora da Aletria e tradutora da obra, Rosana de Mont’Alverne, acredita que o monstrinho na versão estudante também fará grande sucesso. Isso porque o personagem vive uma realidade que é muito comum às crianças: o medo e a ansiedade do primeiro dia de aula. 

“O livro chega em um momento ainda mais estratégico por causa da pandemia. As crianças ficaram muito tempo longe da escola e, agora, com a volta às aulas presenciais, elas podem se sentir inseguras. Ao falar de algo tão próximo delas, o livro pode ajudar não só os pequenos a elaborarem seus sentimentos, mas também os pais. Claro, a partir de uma narrativa divertida e bem humorada”, destaca.

Compre o livro aqui.

Assista ao booktrailer:

Lançamento

Dia: 1º de maio (sábado), às 16h
Local: nos canais do YouTube (www.youtube.com/editoraaletria) e Facebook (@aletriaeditora) da Aletria
Livro: O Monstro das Cores vai à Escola
Autora: Anna Llenas
Tradutora: Rosana de Mont’Alverne
Editora: Aletria

Sinopse

Escola… o que será? Uma nuvem mágica em que se pode voar? Uma selva cheia de armadilhas? Calma, Monstro das Cores! A escola é bem legal e lá te esperam muitas aventuras e novos amigos! Depois do sucesso mundial de “O Monstro das Cores”, onde o monstrinho aprende a lidar com seus sentimentos, a Editora Aletria lança no Brasil “O Monstro das Cores vai à Escola”, da escritora catalã Anna Llenas. Nessa nova aventura, o monstro vai viver o seu primeiro dia de aula e descobrir que, na escola, também há muitas emoções para serem vividas.