Aletria na campanha Faça Bonito

O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. 

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta anual da campanha Faça Bonito, que nesse ano comemora o 20º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Aletria na Faça Bonito

Neste ano, a Aletria faz uma ação especial com o livro Não me toca, seu boboca!, de Andrea Taubman (textos) e Thaís Linhares (ilustrações), que traz informações de forma lúdica e empodera as crianças contra o abuso sexual.

No livro, a coelhinha Ritoca tem uma história para contar, meio difícil de entender, muito difícil de falar. O encontro com um tio gentil e sorridente acaba se tornando um pesadelo, do qual Ritoca e seus amigos, felizmente, conseguem escapar. “Se for de um jeito suspeito, ninguém deve tocar na gente!”, ela logo reconhece. De maneira lúdica, Não me toca, seu boboca! mostra a todas as crianças o que é a situação de violência sexual e o que fazer para evitá-la. Uma forma de oferecer segurança e informação às crianças sem perder o encantamento próprio da literatura.

A exploração sexual infantil ganha destaque não só por conta da campanha anual, mas também em face do período de confinamento. Inúmeros relatos dão conta de que os casos de violência aumentaram nesse período, justamente porque as crianças estão ficando sozinhas com os abusadores.

Por este motivo o livro Não me toca, seu boboca! se constitui em ferramenta importante de prevenção contra o abuso sexual infantil. Confira os apoiadores que já aderiram à campanha e utilize o cupom para 10% de desconto na compra do livro + reversão de 10% para instituições de apoio social em vulnerabilidade:

 

Andrea Taubman – ANDREATAUBMAN10

Ana Raquel Contos – ANARAQUEL10

Anna Lirah – ANNALIRAH10

Beatriz Myrrha – BEATRIZMYRRHA10

Ciro Sales – CIRO10

ChildFund Brasil – CHILDFUND10

Coisas da Lara – COISASDALARA10

Conversa de Quintal – CONVERSADEQUINTAL10

Dinda – DINDA10

Escola de Profissionais da Parentalidade – EPP10 

Espaço de Proteção – ESPACOPROTECAO10

Elizabeth Sismil – BETH10

Faça Bonito – FACABONITO10

Fafá Conta – FAFACONTA10

Fátima de Kwant – FATIMA10

Filhas de Frida – FILHASDEFRIDA10

Gardênia Cavalcanti – GARDENIACAVALCANTI10

Iara Mastine – IARAMASTINE10

Mãe Que Lê – MAEQUELE10

Marcelo Jeneci – MARCELOJENECI10 

Mar de Histórias – MARDEHISTORIAS10

Marina Bastos – MARINABASTOS10

Maristela Papa – MARISTELA10

Miriam Dias – PROTEGENDOCOMAMOR10

Na Corda Bamba – NACORDABAMBA10

Paula Belmino – POESIADOBEM10

Sandra Lane – SANDRALANE10

Simpósio Nacional de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos – SIMPOSIOSGD10

Tia Regi – TIAREGI10

Thelmo Fernandes – THELMO10

Visão Mundial – VISAOMUNDIAL10